Dicas
1. Saiba como proporcionar vida longa para sua Bateria:
– Dê partidas curtas, entre 5 e 7 segundos.
– Não deixe luzes, rádio ou qualquer equipamento ligado quando o veículo não estiver em funcionamento.
– Uma bateria descarregada pode ser indicada por dificuldade de partida, luzes fracas, problemas causados por regulador de voltagem desregulado, correia frouxa ou fio terra solto.
– Lembre-se que a constatação de defeito só é possível atravéz de equipamentos que testem todos os elementos da bateria .
– Não aceite que testem sua bateria com cabos, fechando o curto-circuíto entre os pólos. Este procedimento, além de ser enganoso, pode prejudicar a bateria, fazendo-a ferver, o que não caracteriza defeito.
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2. Instruções de Instalação:
– Certifique-se que o tipo de bateria é o recomendado para seu veículo.
– Antes de remover a bateria usada observe qual o seu terminal, se positivo (+) ou negativo (-), que está ligado ao cabo ou malha de aterramento ou massa. O cabo de aterramento é o que está ligado ao bloco do motor ou lataria. Marque qual é ele.
– Primeiro desconecte e remova o cabo de aterramento. Em seguida, remova o cabo ligado ao sistema elétrico do veículo. Atenção! inverter esta seqüencia pode causar curto-circuíto e explosão. Em seguida, remova o dispositivo de fixação da bateria e retire-a do suporte.
– Limpe os terminais dos cabos, o dispositivo de fixação e o suporte. Água com bicarbonato de sódio, ou água fervente, remove eventual corrosão. Limpe os terminais da bateria e unte com vaselina ou graxa.
– Coloque com cuidado a nova bateria em seu suporte, de modo que cada cabo alcance o terminal correto da bateria, como visto no item 2. Instalar os cabos ou bateria invertidos pode arruinar o sistema elétrico. A seguir, fixe a bateria firmemente, mas sem excessos.
– Primeiramente, conecte o cabo do circuíto elétrico (+) ao pólo correto da bateria e aperte-o. Em seguida, conecte e aperte o cabo de aterramento (-). Inverter esta seqüencia pode causar explosão.
– Aproveite para testar o sistema elétrico do veículo. Isto evitará que ele venha a danificar a bateria.
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3. Dicas de Uso:
Nem sempre a bateria tem culpa. Para melhor conservação de sua bateria e consegüente aumento da vida útil, recomendamos:
– Fazer periodicamente check-up do sistema elétrico de seu veículo principalmente ao instalar uma bateria nova.
– Recargas: se necessário dê somente carga lenta ou seja, mais ou menos 10% da capacidade da bateria.
– Se ocorrer perda de água provocada por aumento de temperatura, se necessário, adicione somente água destilada.
– Jamais coloque ácido ou qualquer tipo de aditivo.
Lembre-se, a saúde de sua bateria depende do sistema elétrico de seu veículo, portanto, mantenha-o em ordem porque nem sempre a bateria é a culpada.
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4. Algumas falhas podem ocorrer por problemas externos:
Sobrecarga – excesso de corrente elétrica enviada para a bateria:
– Quando em carga, a bateria recebe acima de 14,5 volts.
– Quando a bateria continua sendo recarregada após ter atingido a carga ( 1.250 g/l ).
Carga Rápida: Subcarga – bateria descarregada:
– Quando em carga, recebe abaixo de 13,5 volts.
Bateria solta no suporte: Provoca – vários danos irreparáveis na parte interna / externa da bateria:
– Interna: desagregamento de massa.
– Externa: caixa quebrada / furada.
*Cabos ou conectores frouxos: produz mau contato e causam faíscas.
*Mau contato: corta o fornecimento de energia para o veículo.
* Faísca: em contato com gases podem ocasionar explosão.
*Descargas excessivas: provocadas por adição de equipamentos elétricos em demasia, não dando chance ao alimentador de repor a carga na bateria.
*Fuga: gasto de energia quando o veículo está intencionamente desligado. Além de descarregar a bateria, acelera o desgaste por descargas e recargas profundas.
*Curto-circuíto: provocado de maneira intencional nos pólos para verificação do estado da carga, deteriora rapidamente a bateria e pode causar explosão.
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5. Dicas para melhor consumir:
– Faça check-up elétrico no veículo pelo menos duas vezes por ano.
– Mantenha os terminais dos cabos bem apertados e em bom estado.
– Não introduza objetos ou ferramentas nos elementos da bateria.
– Só carregue a bateria com carga lenta (10% da capacidade normal).
– Não acione o motor da partida por mais de 5 seundos de cada vez.
– Caso o veículo não pegue, efetue nova tentativa após 10 segundos.
– Procure um profissinal especializado caso insista em não pegar.
– Só dê a partida com todos os equipamentos elétricos desligados (ar condicionado, faróis, cd’s, amplificadores, etc…).
– Evite que os equipamentos elétricos fiquem ligados por muito tempo com o veículo parado.
– Toda vez que perceber que a luz de advertência acende ou pisca, procure o eletricista.
– Odores estranhos vindos da bateria, superaquecimento da mesma ou salpicos de solução pelos suspiros indicam normalmente falha do regulador de voltagem. Faça imediatamente o check-up recomendado acima.
– Em caso de paralisação prolongada do veículo (acima de um mês), recarregue antes a bateria e guarde o veículo com o cabo de aterramento desligado, ou remova a bateria para um local fresco.
– Evite riscos de acidente. deixe a instalação para um técnico treinado. Caso julgue capacitado não esqueça de utilizar óculos de proteção e capas de napa para proteger o corpo e a pintura do seu carro.
– Cuidado! A instalação incorreta gera perigo de explosão. Conheça as instruções de segurança contidas no rótulo e no Certificado de Garantia da bateria.
– Antes de retirar a bateria, verifique se o seu veículo possui equipamentos com códigos de segurança em alarme, rádio, etc… Caso eles existam, tenha-os em mãos para poder reativá-los depois da troca da bateria.
– Existem sistemas elétricos em alguns veículos que não podem ser desligados. Utilize uma bateria em paralelo para não interromper o fornecimento de energia. Há equipamentos que podem auxiliá-lo nisso.
– Verifique se os terminais dos cabos estão em bom estado e fixe-os bem apertados. Aconselhamos que você faça um check-up elétrico no seu veículo pelo menos duas vezes por ano.
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6. Cuidados:
– Para evitar a oxidação dos pólos, as baterias devem ser estocadas em local isento de umidade e não podem ficar expostas às mudanças climáticas.
– As primeiras baterias recebidas devem ser as primeiras a serem vendidas, pois perdem carga após um período prolongado sem uso.
– Quando for dar partida no veículo, evite exceder 7 segundos a cada vez.
– Ao instalar um equipamento elétrico não original, evite instaladores não credenciados.
– Para garantir a integridade do sistema elétrico, faça regularmente manutenções.
– Nunca feche curto-circuíto entre os pólos da bateria, pois esse procedimento é extremamente prejudicial à mesma. Se efetuado no veículo pode comprometer sua integridade do sistema eletrônico.
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7. Montagem:
– Desconecte o cabo negativo.
– Não bata as baterias e evite incliná-las mais que 45°.
– Remova a corrosão dos terminais, bandejas, retentores e suportes antes de instalar novas baterias.
– Instale a bateria nivelada e aperte as conexões, sempre o cabo negativo por último.
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8. Diagnósticos:
– Verifique se a bateria tem marcas de impacto, na caixa ou tampa, e fixação inadequadas ao suporte do veículo.
– Certfique se a bateria tem características de exposição à sobrecarga como: nível de eletrólito baixo, caixa estufada, etiquetas escurecidas ou com bolhas ou redução significativas no peso da bateria.
– Problemas com: partidas dificultosas, luzes fracas, regulador de voltagem ou correias frouxas são indicadores de que a bateria pode apresentar defeito.
– Submeta a bateria ao equipamento de teste recomendado pela marca da bateria (outras informações procure o seu representante de vendas).
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9. Procedimentos:
– O sistema ideal de recarga deve ser lento, com até 2/10 da capacidade nominal da bateria. Assim, a bateria não se aquecerá e a emanação de gases será menor.
– Não recarregue a bateria se o indicador de teste (charge eye) estiver amarelo ou claro.essa bateria provavelmente sofreu sobrecarga ou superaquecimento e deverá ser substituída (verifique o sistema de carga do veículo).
– Durante a recarga observe os respiros quanto à ocorrência de emanação de gases ou vazamento de eletrólito. Observe também o aumento de temperatura (não deve ultrapassar 52°).
– Caso qualquer uma dessas condições seja observada, reduza a corrente utilizada ou interrompa temporariamente o processo para estabilização da temperatura. Se os fatores persistirem, substitua a bateria, pois pode haver curto-circuíto interno ocasionando superaquecimento.
– Não permita que a tensão durante a carga ultrapasse 16V.
– Em intervalos regulares (1 hora ou menos) movimente ou incline a bateria para homogeneizar o eletrólito.
– Recarregue a bateria a temperatura ambiente.
– Certifique-se de que os pólos, terminais, cabos e conexões estejam em boas condições, assegurando-se do bom contato elétrico das ligações.
– O tempo de recarga varia dependendo do tempo de uso, condições e estado de carga da bateria (acompanhe o tempo de recarga atentamente).
– Baterias abaixo de 11V levam algum tempo para reagir e mostrar que estão aceitando carga.
– Quando o indicador de teste torna-se verde e permanece assim, a bateria estará pronta para ser testada.